A CASA DO RIO

ESPAÇO DE ARTE, EDUCAÇÃO E ECOLOGIA
________________________________


sexta-feira, 8 de junho de 2012


O projecto educativo da Casa do Rio começou em 2011 com a vontade de um grupo de pais de criar um espaço de desenvolvimento próprio para as suas crianças. Trata-se de projecto co-construido, que parte das necessidades e experiências do grupo para ganhar forma e se desenvolver.  Segue uma lógica cooperativa, em que a participação dos pais e famílias é central. Inspiramo-nos em várias abordagens educativas (Reggio Emillia, Pestalozzi, Escolas Democráticas, Waldorf, Unschooling, ...) e de vida (Permacultura, Mindfulness, ...). Num espaço amplo e bonito, inspirado pelo Rio Douro, temos a capacidade de integrar nas nossas actividades até 15 crianças.

O que nos guia:
Coração
Trabalhamos a partir do coração para criar equilíbrio e harmonia a todos os que participam neste projecto.  Assim, consideramos importante:
Desenvolver a capacidade de escuta; Dar oportunidade de seguir a intuição: “o que queres fazer agora?”; Promover a partilha de pensamentos, sentimentos e materiais: nas refeições, nos jogos, nas assembleias; Praticar a gratidão: pela Natureza, pelo alimento, pelas pessoas.
Consciência
Queremos proporcionar e desenvolver espaços para sermos coerentes e íntegros, valorizarmos o momento presente e actuarmos com responsabilidade. Tratamos as crianças como seres humanos completos, criativos, imaginativos, com uma procura constate de actuar de acordo com o que é significativo para elas: ser íntegro. As crianças são livres de seguir os seus interesses e paixões pessoais e evoluem ao seu próprio ritmo. O curriculum é desenvolvido de forma emergente, para ter sempre relevância e sentido para o momento que a criança e o grupo está a viver. Assim, consideramos importante:
Trabalhar por projectos :: Actuar de forma diferenciada com cada criança, de acordo com as suas necessidades e interesses:  dar liberdade de escolha :: Promover a responsabilidade em relação ao espaço, materiais :: Proporcionar actividades de mindfulness: meditação, relaxamento, respiração, observação, silêncio :: leitura diária de histórias inspiradoras :: Proporcionar experiências sensoriais diversificadas.
Criação
A alegria de todos os dias irmos descobrindo e criando o mundo à nossa volta. Deixamos as crianças explorar diferentes tipos de materiais e experiências e incentivamos a pesquisa e exploração do mundo exterior. Assim, consideramos importante:
:: Explorar diferentes formas de expressão: desenhar, pintar, amassar, dançar, cantar, falar, jogar, calar, ... :: Sair todas as semanas para o exterior (bosque, biblioteca, parque, mercado, etc) :: Dar oportunidade a que as crianças resolvam os seus próprios conflitos de forma criativ :: Ter uma sala flexível em termos de áreas e materiais, de acordo com as necessidades do grupo e dos projectos.
Comportamentos ecológicos e sustentáveis
A relação com a Natureza é um pilar do projecto. Observar e respeitar a Natureza, aprender os seus padrões e ritmos são experiências que consideramos fundamentais no desenvolvimento de todos nós.
Assim, consideramos importante:
Cultivar, cuidar e observar a horta :: Fazer compostagem e reciclagem :: Usar os recursos de forma consciente e respeituosa :: Ter refeições biológicas e vegetarianas :: Ir ao bosque :: integrar a sustentabilidade em todos os projectos desenvolvidos.
Cooperação
Ganhamos vida na relação de respeito que temos com os outros. É em grupo que conseguimos criar e trabalhar a nossa consciência e ouvir o nosso coração. Partimos do sentido de comunidade entre as crianças, os educadores os pais e outros familiares envolvidos no projecto. Cada um tem o seu papel e contribui de forma complementar para o bem-estar de todos. A coordenação do projecto procura potenciar a realização e desenvolvimento de cada pessoa envolvida (crianças e adultos).
Assim, consideramos importante:
Trabalhar em equipa: projectos, faz-de-conta, teatro, preparação das refeições, ... :: Cuidar o espaço: limpeza, arrumação :: Assembleias para as crianças :: participação dos pais (actividades diárias, gestão do projecto).
Estamos de coração aberto.


Sem comentários: